#SaúdeNaCozinha: Alguns alimentos podem causar alergia alimentar

By | 6 de outubro de 2015
Foto: i Stock / Reprodução.

Foto: i Stock / Reprodução.

A alergia alimentar é uma reação anormal do nosso organismo a alguma proteína presente na comida. Entre os alimentos que causam alergias alimentares estão o ovo, leite de vaca, amendoim, nozes, castanhas, glúten, soja, mel, frutas cristalizadas, frutos do mar (peixe, camarão, caranguejo, lagosta), etc.  Entre os sintomas mais comuns de alergia alimentar estão o inchaço, irritação na pele ou mucosa, coceira, dor de barriga, tontura, vômito e dor de barriga.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), 30% da população brasileira é alérgica, sendo que as crianças correspondem a 20%. As alergias acometem de 6% a 8% das crianças com menos de três anos de idade. Em função disso, é muito importante que as pessoas com alergia tenham cuidado na leitura de rótulos e de informações sobre substituição alimentar. Em caso de alergia alimentar, é muito importante que a pessoa procure uma Unidade de Saúde para receber o antialérgico adequado a cada caso.

Mas, o que fazer na hora de preparar algum prato que possui na sua receita ingredientes que podem causar alergia? Calma, é possível substituir. O grupo de apoio aos portadores de necessidades nutricionais especiais do Instituto Girassol criou um e-book gratuito que contém diversas opções para substituir alimentos que causam a alergia com pratos doces e salgados. Para baixar o livro, clique aqui.

 

Deixe uma resposta