#Artigo: Mobilização Social instiga a participação do cidadão

By | 7 de outubro de 2015

POST 7_mobilização social_2015

Convocar vontades para transformar a realidade social. Esta é uma das premissas que guiam as ações de Mobilização Social, principalmente quando se é colocado como prioridade o estímulo às ações de prevenção e promoção da saúde que coloquem o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) como protagonista.

Para que isso possa acontecer, é muito importante que haja um trabalho de sensibilização não só na comunidade, mas também nos gestores públicos e demais membros de instituições não governamentais para agirem como corresponsáveis pelo fortalecimento da saúde pública.

Na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Assessoria de Comunicação Social criou, em 2004, o Núcleo de Mobilização Social. Em 2007, foi criada a Rede de Mobilização Social devido à necessidade de ampliar a abrangência do processo de participação popular a todo o Estado. A Rede é composta por 28 Núcleos Regionais e com o desafio de serem estabelecidos 853 Núcleos Municipais de Mobilização Social.

Desde a sua criação, o Núcleo de Mobilização Social tem firmado parcerias com os mais diversos setores da sociedade tais como escolas, empresas, indústrias, sindicatos, federações, outros órgãos governamentais e não governamentais e ainda tem desenvolvido ações e produtos voltados para a conscientização do cidadão de forma a tê-lo como corresponsável pela prevenção e promoção da saúde pública.

Alguns produtos como o Almanaque Edi&Gita, o Grupo de Teatro Saúde em Cena, a Oficina Arte e Reciclagem e o HQ “Deu a louca no mundo da fantasia”, foram desenvolvidos com vistas à abranger áreas de atuação, perfis e faixas etárias distintas da sociedade.

Desta maneira, o Núcleo de Mobilização Social se propõe a uma constante reflexão e disposição para, incansavelmente, absorver abordagens e estratégias que privilegiem ações de promoção à saúde pública. A proposta é, justamente, despertar no cidadão a vontade e o sentimento de corresponsabilidade para que informações qualificadas e adoção de hábitos de promoção à saúde sejam potencializados em toda população mineira. Abaixo, assista um vídeo sobre a importância do trabalho de mobilização no Sistema Único de Saúde (SUS):

Por Joney Fonseca Vieira*

____________________________

*Perfil: Joney Fonseva Vieira é ator, jornalista, bacharel em Letras e coordenador de Mobilização Social e Publicidade da SES-MG.