Projeto de Lei pode alterar regras para pesquisas científicas com seres humanos

By | 14 de outubro de 2015
Crédito: USP / Reprodução.

Crédito: USP / Reprodução.

A liberação de um novo medicamento ou vacina para o público pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é sempre precedida por uma série de pesquisas e testes que visam garantir não somente a eficácia, como também a segurança do novo procedimento terapêutico.

No Brasil, o sistema CEP/CONEP (Comitê de Ética em Pesquisa / Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), órgão ligado ao Conselho Nacional de Saúde é a instância responsável por elaborar as normas e zelar pela ética nas pesquisas que envolvem seres humanos. Uma das características desse sistema é a composição multi e transdisciplinar, contando inclusive com um representante dos usuários do SUS.

Atualmente, está em tramitação no Senado Federal, um projeto de lei (PL 200/2015) que pretende alterar as regras para a condução de pesquisas clínicas em seres humanos. No vídeo abaixo, a Conselheira Nacional de Saúde, Alessandra Souza, fala sobre o trabalho do CONEP, o que pode mudar com a aprovação do PL 200/2015, e o que está em jogo neste importante debate para a sociedade. Assista:

Deixe uma resposta