#OutubroRosa: Caminhões com mamógrafos percorrem diversas regiões de Minas Gerais

By | 16 de outubro de 2015
Crédito: Marcus Ferreira.

Crédito: Marcus Ferreira.

Em 2015, dez caminhões equipados para realizar mamografias realizam uma rota por diversas cidades mineiras. O objetivo é percorrer as regiões onde não há acesso ao exame, facilitando o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014 eram esperados 5.210 novos casos de câncer de mama em Minas Gerais. Através do diagnóstico precoce da doença, possibilitado pela mamografia, é possível aumentar em mais de 90% o sucesso do tratamento.

Para ter acesso ao exame disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as mulheres com idade entre 40 a 49 anos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (também conhecida como Posto de Saúde) e pedir para marcar uma consulta médica. A partir dessa consulta, será avaliada a necessidade de realizar o exame de mamografia. Já para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, basta solicitar a requisição de mamografia e agendar o exame pelo SUS. Abaixo, confira as cidades que receberão os caminhões equipados com mamógrafos durante o mês de outubro:

infográfico_mamografo

Além dos 10 caminhões equipados com mamógrafos, em Minas Gerais existem aproximadamente 196 prestadores de serviço de mamografia que atendem pelo SUS. Em 2014 foram realizados 649.820 exames de mamografia em todo o estado, já no primeiro semestre de 2015 foram feitas 276.643 mamografias. Clique aqui e baixe a relação dos prestadores que realizam a mamografia em Minas. Para outras informações sobre o câncer de mama, acesse o site: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher

 

Por Jéssica Gomes.

Deixe uma resposta