Outubro Rosa foi marcado por ações de conscientização na Regional de Pedra Azul

By | 29 de outubro de 2015

Durante o mês de outubro, os municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul desenvolveram uma série de ações para abordar a temática do câncer de mama e da saúde integral da mulher. Foram realizadas palestras, caminhadas, corridas, danças, entre outras ações. Na Regional de Saúde, os servidores realizaram, no dia 16, uma roda de conversa para tirar dúvidas sobre câncer e praticar atividade física.

No município de Rio do Prado, no dia 20, foi realizada uma palestra na Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Gamas de Oliveira, com debates sobre o que é o câncer de mama, sinais, sintomas e como é o desenvolvimento da doença. Um médico do município aproveitou a oportunidade para agendar a mamografia das mulheres da faixa etária da campanha que estavam a mais de dois anos sem fazer o exame. Em Cachoeira de Pajeú as ações aconteceram do período de 19 a 23 de outubro, com caminhada fazendo referência à luta contra o câncer de mama, sensibilização com vídeos e coreografia com a paródia da música “Show das Poderosas”.

No dia 22, em Felisburgo, foi realizada atividade física ao ar livre e palestras sobre os fatores de risco para a doença, como fatores ambientais e comportamentais, além de abordar sobre a importância da alimentação saudável, do autoexame das mamas, e da necessidade de se fazer a mamografia e consultas médicas periódicas, já que a doença, se diagnosticada precocemente, tem tratamento e cura. Por fim, em Itaobim, foi realizada uma caminhada, alongamento e palestra sobre os cânceres de mama e colo do útero.

Por Allan Campos