Pesquisa usa células-tronco para regenerar articulações

By | 29 de outubro de 2015

celulas-troco-pesquisa

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) está realizando uma pesquisa inédita com células tronco que pretende transformar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) para o desgaste de articulações. A pesquisa pretende, no futuro, aposentar as próteses sintéticas tradicionais que atualmente milhares de pacientes com artrose utilizam.

No estudo, é investigado um líquido específico de célula-tronco que reveste as articulações do copo, principalmente as do joelho, quadril e ombro, o chamado líquido sinovial. O objetivo é que ao estimular as articulações com as células-tronco, elas se regenerem sem a necessidade de colocação de próteses sintéticas, como é feito atualmente.

Atualmente, cerca de 20% da população brasileira tem mais de 60 anos. O envelhecimento da população brasileira é um dos principais fatores de risco para a maior incidência de artroses. Estar mais tempo exposto ao desgastes naturais do corpo faz com que as articulações se desgastem e necessitem de reparações.

Por Paula Blandy Gargiulo

Deixe uma resposta