#Curiosidade: por que se fala da saúde do homem no mês de novembro?

By | 3 de novembro de 2015

NovembroAzul_11

A exemplo do “Outubro Rosa”, iniciativa que marcou as ações de cuidado com a saúde da mulher, o mês de novembro é destinado à conscientização da importância com a saúde do homem. Tudo começou em Melbourne, na Austrália, em 2003, quando a partir de um encontro de bar, dois amigos resolveram relançar a moda do bigode, já há algum tempo em desuso.

Tão logo eles propuseram o desafio para outros colegas, resolveram registrar o grupo sob o nome de Movember Foundation, e arrecadar fundos para a Fundação do Câncer de Próstata da Austrália. O nome Movember faz junção e se refere às palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês).

A partir daí, diversas entidades em todo o mundo começaram a promover ações para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, durante o mês de novembro. No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida, a exemplo do Outubro Rosa, criou o Novembro Azul, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Em 2015, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lança a campanha “Saúde é Atitude! Campanha de Promoção à Saúde do Homem”. A proposta é conscientizar os homens acerca das boas práticas de saúde que contribuem para melhorar a qualidade de vida e que podem estimular hábitos saudáveis.

Para acompanhar todas as atividades e notícias produzidas pela SES-MG no mês de novembro, acompanhe nossas redes sociais. Outras informações sobre a campanha e dados de ações da SES-MG para a promoção da saúde do homem estão disponíveis no site: www.saude.mg.gov.br/saudedohomem

Deixe uma resposta