#MitoOuVerdade: Câncer de Próstata tem tratamento gratuito pelo SUS

By | 4 de novembro de 2015

NovembroAzul_11

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, principalmente para aqueles com idade superior a 50 anos. Tanto o tratamento, quando o controle e a prevenção da doença são feitos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Vale lembrar também que alguns fatores de risco estão relacionados a este tipo de câncer, como hábitos alimentares ruins e a presença de casos na família. Para saber mais sobre promoção da saúde integral do homem, clique aqui. Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre câncer de próstata e saiba como se prevenir:

Alguns homens da minha família já tiveram câncer de próstata, por isso devo ter um cuidado especial?

Verdade. Homens que tenham parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos têm mais risco de desenvolver a doença.

O exame de toque é a única forma de diagnosticar o câncer de próstata?

Mito. Para identificar o câncer de próstata é preciso realizar o exame físico, caracterizado pelo toque retal e o exame laboratorial, também chamado de dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA). Caso os resultados sejam anormais, deve ser realizada uma biópsia para análise do tumor.

Sou jovem, por isso não preciso me preocupar com o câncer de próstata?

Mito. Mesmo que o câncer de próstata seja mais comum na terceira idade, todos os homens devem manter hábitos de vida saudáveis e realizar consultas médicas periodicamente. Além disso, homens de todas as idades são mais propensos que as mulheres a desenvolver doenças cardiovasculares, respiratórias, digestivas, colesterol elevado, diabetes, pressão alta e tendência à obesidade.

Hábitos de vida saudáveis diminuem as chances de ter câncer de próstata?

Verdade. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças. Outros hábitos também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos de atividade física por dia, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Alguns homens são mais propensos a ter o câncer de próstata.

Verdade. Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau que são portadores de câncer de próstata antes do 65 anos têm mais chances de desenvolver a doença. Segundo o INCA, o fator de risco para homens negros pode ser atribuído, em parte, à hereditariedade (cerca de 5% a 10%). Além disso, é possível que essa diferença entre negros e brancos se dê em razão do estilo de vida ou de fatores associados à detecção da doença.

Câncer de próstata causa impotência sexual?

Depende. O câncer de próstata não provoca impotência sexual. Mas em alguns casos, a idade avançada e outros fatores de risco como tabagismo, sedentarismo, diabetes e hipertensão podem favorecer o comprometimento da função sexual depois da retirada da próstata ou tratamento por radioterapia.

Vasectomia causa câncer de próstata?

Mito. Alguns estudos associaram o risco de desenvolver o câncer de próstata com o procedimento, mas não há evidência científica que comprove essa relação.

 

Por Jéssica Gomes de Oliveira

Deixe uma resposta