#Pré-Natal: Conhecendo melhor a Rede Cegonha

By | 11 de dezembro de 2015

Pré-Natal-01

Agora que você já conhece a importância da realização do pré natal, apresentamos a Rede Cegonha, programa lançado em 2011 pelo Ministério da Saúde. A Rede Cegonha tem por objetivo estruturar e organizar a atenção à saúde materna e infantil em todo o Brasil, do pré natal ao pós parto. A fim de melhorar a qualidade da assistência à saúde de mulheres e crianças, a Rede Cegonha incentiva a atenção humanizada ao parto e nascimento, entendendo o parto como uma experiência pessoal, cultural, sexual e familiar, fundamentada no protagonismo e autonomia da mulher, que participa ativamente com a equipe das decisões referentes ao seu parto.

Além disso, a Rede Cegonha tem buscado a qualificação da rede de assistência à saúde, com o incentivo à abertura de leitos para gestantes de alto risco, leitos de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal, além de estimular a qualificação da atenção ao risco habitual, com incentivo a abertura de Centros de Parto Normal (CPN) e valorizando a inserção da enfermeira obstétrica nos cenários de parto.

Mesmo após o parto, a mulher e o bebê são acompanhados por profissionais de saúde nos serviços em que realizaram o acompanhamento pré-natal. Uma das práticas que deve ser estimulada e apoiada nesse período é o aleitamento materno, o qual deve ser mantido exclusivamente até os seis meses de vida da criança e, após, complementado com outros alimentos, por dois anos ou mais.

Clique aqui e saiba como funciona o cuidado pós parto dentro da Rede Cegonha.

Deixe uma resposta