#SaúdeNaCozinha: Alimentos que auxiliam no controle da ansiedade

By | 18 de dezembro de 2015
Arte: Deise Meireles

Arte: Deise Meireles

É ansioso? Consumir certos tipos de alimentos ajuda a controlar este sentimento. A ansiedade é um sentimento que assola a maioria das pessoas nos dias atuais. Com o ritmo de vida acelerado é quase impossível manter a calma e não se preocupar com questões cotidianas que acabam por bagunçar as emoções e que pode, inclusive, afetar o correto funcionamento da saúde.

É comum utilizar os alimentos como válvula de escape dessa temida ansiedade. Porém, também é possível utilizar a alimentação como aliada para controlar o nervosismo e o estresse. Consumir tipos variados de vitaminas e aminoácidos deixa o organismo mais disposto e auxilia na tranquilidade.

A vitamina C, por exemplo, presente principalmente em frutas cítricas como laranja atua na diminuição do cortisol, principal hormônio responsável pelo estresse e ansiedade. Seu consumo atua no bom funcionamento do sistema nervoso e contribui para o equilíbrio e bem-estar do corpo.

Os carboidratos na forma de cereais, pães e massas também trabalham contra a temida ansiedade, pois elevam o nível de açúcar do sangue fornecendo energia, disposição e bem-estar. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois sua ingestão de forma exagerada causa o aumento de peso.

A ingestão do espinafre também é primordial para a manutenção correta do organismo humano. Está presente nele o ácido fólico, vitamina antidepressiva natural. Além disso, auxilia o bom funcionado do cérebro, responsável por eliminar as substâncias em excesso. Aliar uma boa alimentação com acompanhamento médico é fundamental para o bom funcionamento tanto do corpo, quanto da mente.

Deixe uma resposta