Regional de Uberlândia realiza reunião sobre a Sala de Enfrentamento da Microcefalia

By | 11 de janeiro de 2016
SRS Uberlândia realiza reunião para Enfrentamento da Microcefalia

Nesta segunda-feira (11/01), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia realiza uma reunião com representantes dos 18 municípios de sua jurisdição para que sejam repassadas as orientações sobre a Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Microcefalia.

A instalação destas Salas tem como objetivo gerenciar e monitorar as ações de mobilização e controle vetorial do mosquito da Dengue nos Municípios e Estados, com o reconhecimento precoce das novas áreas com transmissão visando minimizar o impacto dessas doenças na população.

Plano Nacional

O decreto que institui a Sala Nacional de Coordenação e Controle do Plano de Enfrentamento à Microcefalia foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 21 de dezembro 2015. O objetivo da Sala é gerenciar e monitorar, em parceria com Estados e municípios, as ações de mobilização e combate ao mosquito em todo o território nacional. Salas semelhantes já estão sendo criadas em todos os Estados do País.

A sala é formada pelos Ministérios da Integração Nacional, Saúde, Defesa, Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pela Casa Civil e pela Secretaria de Governo da Presidência da República, em parceria com os governos estaduais e municipais.

Por Cássio Machado