#SaúdeNaCozinha: Arroz e feijão consumidos juntos trazem mais benefícios à saúde

By | 12 de janeiro de 2016

 

arroz e feijão

Arroz e feijão é um prato bastante popular na mesa dos brasileiros. E essa dupla não se resume apenas a uma combinação saborosa. O arroz, fonte de carboidratos, vitaminas (principalmente do complexo B), sais minerais e fibras é, ainda, uma excelente fonte de aminoácidos sulfurados, como metionina e cistina. Já o feijão é fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e sais minerais, como potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre e zinco. O grão é relativamente rico na maioria dos aminoácidos essenciais, especialmente em lisina.

No entanto, Nathália Beltrão, nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), explica que o consumo desses alimentos juntos traz mais benefícios à saúde que quando ingeridos separadamente. “Apesar de ser uma fonte rica em proteína, o feijão guarda certa desvantagem isoladamente, pois o organismo não consegue digerir todas as proteínas que ele oferece. Porém, quando o alimento é consumido com um cereal, como o arroz, o organismo consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas”, ressalta.

Os dois alimentos combinados fornecem uma importante complementação proteica. Isso porque a proteína do arroz é pobre em lisina, mas é uma excelente fonte de aminoácidos sulfurados, como metionina e cistina. Já a proteína do feijão é relativamente rica na maioria dos aminoácidos essenciais, especialmente em lisina, mas deficiente em metionina e cistina.

Além disso, a mistura arroz e feijão é fonte de carboidratos complexos, possuem proteínas de origem vegetal de boa qualidade, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas, minerais, baixo teor de sódio e gorduras, além de ser rica em compostos bio-ativos.

O consumo diário de arroz e feijão reduz o risco de distúrbios cardiovasculares, diabetes, câncer, e também contribui para um melhor funcionamento do intestino.

» Saiba mais sobre a importância do feijão na alimentação das crianças

Deixe uma resposta