#SaúdeNaCozinha: Saiba mais sobre a importância do feijão na alimentação das crianças

By | 12 de janeiro de 2016

feijão e crianças

Na alimentação das crianças, o feijão também cumpre um papel importante. Os aminoácidos presentes nesse alimento atuam no sistema imunológico e auxiliam no crescimento. Já as fibras, que também fazem parte da composição do feijão, são fundamentais para um melhor funcionamento do intestino.

Dentre as variedades disponíveis de feijão, a diferença de nutrientes entre os tipos é muito pequena. “Todos são ricos em vitaminas do complexo B, fibras, sais minerais, como ferro, potássio, fósforo, cálcio, cobre e zinco”, explica Nathália Beltrão, nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Outros nutrientes presentes no feijão, como vitaminas do complexo B, cálcio e minerais (como o ferro), são importantes para a manutenção das células, fortalecimento dos ossos, cabelos e unhas, reparação muscular e prevenção de doenças, como anemia e diabetes.

Com tantos benefícios para a saúde, é importante garantir que o feijão faça parte do cardápio, seja de crianças ou adultos. Porém, se a criança recusar o famoso “feijão no prato”, Nathália orienta a oferecer novamente o alimento em outras refeições e com outras técnicas de preparo. A nutricionista lembra, ainda, que são necessárias em média, oito a dez exposições a um novo alimento para que ele seja aceito pela criança.

Deixe uma resposta