#SaúdeNaCozinha: Sucos naturais auxiliam na hidratação e garantem disposição para o Carnaval

By | 4 de fevereiro de 2016

Durante a maratona de folia do Carnaval, a hidratação do organismo é um dos aspectos que merece atenção especial. As festas do Momo geralmente exigem esforço físico – o que significa suor em excesso, além do fato de que as pessoas tendem a abusar da ingestão de bebidas alcoólicas. Bastante diurético, o álcool também pode elevar o risco de desidratação.

Assim, a recomendação é bastante simples: consuma muita água, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos com a transpiração. Os sucos de frutas também são uma ótima opção, pois além de hidratar, fornecem um açúcar natural, a frutose que também repõe a energia consumida.

Pensando nisso, separamos três receitas de sucos naturais para garantir a energia e disposição que o Carnaval exige, e claro, para te ajudar a recuperar do cansaço e possível mal estar com o fim da festa. Vamos aos ingredientes?

1) Suco “Energia”

suco-ameixa-eliminar-toxinas-receita1 copo de água de coco
1 banana
1 colher (sopa) de aveia
1 porção de frutas secas de sua preferência, como uva passa, damasco ou ameixa secos.

Bata tudo no liquidificador. A banana e a aveia garantem a saciedade e energia necessárias, enquanto as frutas secas contém fibras e sais minerais, bem como a a água de coco, que irá ainda cumprir o papel de hidratar o organismo.

2) Suco “Hidratação”

suco-cenoura-620x330

1 copo de água de coco
1/2 copo de suco de laranja ou limão; ou meia cenoura ou beterraba

Coloque 1 copo de água de coco no liquidificador e adicione a fruta ou legume de sua preferência. Se preferir, faça uma combinação com mais de uma; por exemplo, laranja e cenoura. Além de hidratar, essa receita é antioxidante e desintoxicante, auxiliando na eliminação do excesso de toxinas de alimentos gordurosos e do álcool.

3) Suco “Cura Ressaca” 

suco-couve-com-abacaxi

1 copo de água de coco
1 rodela de abacaxi
Hortelão a gosto
Raspas de gengibre

Mais uma vez, bata tudo no liquidificador. O gengibre irá auxiliar em possíveis náuseas e enjoos, enquanto a hortelã promete curar o mal estar, e o abacaxi auxiliar na digestão.

Outras dicas importantes!

» Para uma hidratação adequada é necessária a ingestão diária de dois a três litros de líquidos.
» Inicie a hidratação com antecedência para ter mais disposição.
» Intercale o consumo de bebidas alcoólicas com bastante água. Ela irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.
» Evite alimentos como salgadinhos, frituras, queijos e carnes gordas. Eles contribuem para a desidratação por conterem grandes quantidades de sal.

Deixe uma resposta