Trabalhadores do campo devem ter cuidados especiais ao utilizar agrotóxicos

By | 16 de fevereiro de 2016

agrotóxicos

Agrotóxicos são produtos químicos utilizados para combater pragas como insetos e fungos. Comum na agricultura, o uso desse tipo de substância pode causar riscos à saúde humana se não empregado da forma correta. O trabalhador agrícola faz parte da parcela da população que está mais exposta aos agrotóxicos, devido ao contato direto com esse tipo de produto durante o trabalho no campo.

Ao utilizar agrotóxicos, os trabalhadores devem tomar cuidados especiais. É fundamental sempre fazer uso de equipamentos de proteção individuais, como protetores faciais, óculos contra irritação e outras lesões, protetores auriculares, respiradores com filtros para proteção das vias respiratórias, calçados impermeáveis, aventais e macacões. A falta desse tipo de dispositivo gera sérios riscos para a saúde dos trabalhadores.

No caso de trabalhadores que prestam serviços, é dever do empregador fornecer os equipamentos de proteção individual e vestimentas de trabalho em perfeitas condições para uso. Também é de responsabilidade do empregador a descontaminação das roupas ao final da jornada de trabalho e fornecer capacitação adequada sobre o uso dos agrotóxicos.

Mesmo que os trabalhadores agrícolas corram mais risco de serem contaminados diretamente por essas substâncias, toda a população deve ficar atenta. A exposição indireta aos agrotóxicos pode ocorrer através da circulação ou realização de atividades em áreas vizinhas ao local de manipulação do produto. Além disso, pode haver o acúmulo de agrotóxicos no ar, água, solo e nos alimentos que chegam à mesa. Em breve, no Blog da Saúde MG, você poderá conferir dicas sobre os cuidados com a ingestão de agrotóxicos presentes em frutas, verduras e e legumes.

Por Jéssica Gomes

Deixe uma resposta