#10MinContraADengue: Água sanitária pode eliminar criadouros do Aedes aegypti

By | 18 de fevereiro de 2016

A água sanitária é um composto químico muito utilizado para a limpeza doméstica, mas que também poder ser utilizada para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti. O produto NÃO PODE ser utilizado em recipientes usados para armazenamento de água para consumo humano e de animais. Recomenda-se a utilização de água sanitária pela população nos seguintes casos:

tabela-água-sanitária-01

É importante lembrar que a ação de colocar água sanitária nos possíveis focos do mosquito e não exclui as atividades de remoção e proteção dos potenciais criadouros, que são fundamentais para o controle e enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika. A água sanitária é de fácil uso, mas a população deve estar ciente de que isso é apenas uma alternativa.

Limpeza

Tampar e lavar reservatórios de água são ações importantes para o combate ao Aedes aegypti. A limpeza deve ser periódica com água, bucha e sabão. Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo. Esse cuidado é essencial porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco.

Deixe uma resposta