#SomosTodosRaros: Dia Mundial das Doenças Raras

By | 22 de fevereiro de 2016

Doenças-Raras-05

No último dia de fevereiro (29/02) é comemorado Dia Mundial das Doenças Raras. O objetivo é conscientizar as pessoas a respeito desses problemas de saúde de baixa prevalência, mas de grande impacto na vida e na sociedade. Para saber as ações de mobilização e conscientização da sua região, acesse: http://somostodosraros.com.br

Atualmente, a SES-MG possui um Núcleo Estadual de Doenças Raras, composto por diversos setores, com o objetivo de propor ações de promoção e proteção da saúde e a organização da assistência às pessoas com Doenças Raras. O Núcleo busca trabalhar em conjunto com as Associações de Pessoas com Doenças Raras e com os prestadores de serviços com o objetivo de construção da rede estadual de doenças raras.

Em breve, a SES-MG deverá iniciar – com o apoio de especialistas, a revisão dos protocolos clínicos para as doenças raras mais prevalentes, com a pactuação dos fluxos assistenciais e a organização da rede de atenção. Essa é a proposta para todas as doenças raras e o primeiro passo será com a Fibrose Cística.

Mobilização

No dia 28 de fevereiro, acontece em Belo Horizonte uma Mobilização pelo Dia Mundial das Doenças Raras, no Parque Municipal de Belo Horizonte, de 08h30 às 14h. Haverá uma caminhada dentro do parque, aula de Zumba, pintura facial para crianças e aferição da pressão arterial. Além disso, as principais associações de doenças raras irão orientar a população e distribuir material informativo sobre este assunto.

Deixe uma resposta