Cosméticos vencidos podem prejudicar a saúde

By | 24 de fevereiro de 2016

cosmeticos_maquiagem_2016

Sabe aquele creme que ficou esquecido na gaveta? Se o prazo de validade estiver vencido, além de perder o efeito ele pode fazer mal a sua pele. A dermatologista chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Federal Cardoso Fontes, Fernanda Aguiar Santos Vilela, explica o motivo. “Um cosméticos com validade vencida, mesmo que pareça inalterado, pode perder sua eficácia e causar agravos à saúde. Caso o produto perca sua eficácia pode piorar a condição de base que justificou seu uso.

Por exemplo, um produto hidratante pode deixar de hidratar e, consequentemente, a pele se tornará ainda mais ressecada. O uso de produtos fora da validade também pode gerar outros danos como dermatites, irritação, vermelhidão na pele e acne”. Além disso, os cosméticos que estão armazenados há muito tempo, principalmente os que já foram abertos, podem favorecer a contaminação e proliferação de bactérias e fungos e causar infecções.

Outro hábito comum entre as mulheres é o uso de maquiagem vencida. “Muitas pessoas acreditam que esse hábito seja inofensivo, mas isso não é verdade, pois o uso de maquiagem fora da validade pode, por exemplo, causar irritação, acne ou infecções”, explica a dermatologista.

Por isso é fundamental verificar regularmente a validade da maquiagem e descartar as que estiverem espiradas. Para verificar a validade de cada produto, guarde a embalagem original que contenha essa informação. Caso jogue a caixa externa da maquiagem fora e permaneça somente com o estojo original da maquiagem, não se esqueça de etiquetar a validade no exterior do estojo.

Fique atento se o produto for líquido originalmente e tornar-se bifásico ( seus componentes se separam e duas fases diferentes se destacam) ou apresentar formação de grumos, alteração na cor, na textura e/ ou no cheiro. Mesmo ainda dentro da validade, eles podem não estar adequados para o uso e causar danos à saúde.

Dicas:
Cosméticos devem ser guardados tampados. Em locais sem grandes variações de temperatura e grande umidade como, como os banheiros. Estes fatores podem contribuir para a deterioração das fórmulas. O prazo de validade é estipulado pelo fabricante do produto para que o mesmo permaneça com sua cosmética, cor, estabilidade, fixação e características intactas.

ATENÇÃO:
De uma maneira geral, a duração das maquiagens é:
– rímel : 6 meses
– gloss labial : 6-12 meses
– Delineador: 6-12 meses
– bases aquosas: 12 meses
– bases oleosas: 18 meses
– corretivos: 18 meses
– pó compacto, iluminador, blush: 18-24 meses
– sombras compactas: 36 meses
– batom: 48 meses

Fonte: Blog da Saúde / Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta