#SaúdeELiteratura: Dignidade da Criança em Situação de Intersexo e Orientações para Família

By | 1 de março de 2016

cartilha intersexo

O intersexo é uma condição de nascença em que os órgãos sexuais e/ou reprodutivos não correspondem ao que a sociedade espera para o sexo masculino ou feminino. Esta situação pode se expressar na dúvida sobre o sexo da criança ou, em adolescentes criadas como meninas, na ausência de útero, ovário ou presença de testículo na região do abdome. Diferentemente do transexual, o intersexual nasce com algum aspecto do corpo que é comumente atribuído ao outro sexo.

É sobre esse assunto, que as pesquisadoras Ana Karina Canguçu-Campinho e Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima publicaram a cartilha “Dignidade da Criança em Situação de Intersexo: Orientações para Família”, que traz informações detalhadas e acessíveis sobre a intersexualidade. A partir da narrativa fictícia do casal Ana e João – baseada, porém, no contato, por mais de duas décadas, com famílias que frequentam ou frequentaram serviços públicos de saúde, acompanhando as suas crianças em situação de intersexo – as autoras revelam experiências e apresentam dados e orientações aos pais e familiares sobre como lidar com o tema.

No livro, o leitor também encontra um glossário de palavras pertinentes ao tema, como intersexualidade, gênero, sexo, identidade de gênero, entre outras; e também dicas de outros materiais que podem servir de apoio, como livros, sites e blogs sobre intersexo, além de filmes e documentários.

A cartilha “Dignidade da Criança em Situação de Intersexo: Orientações para Família” pode ser obtida gratuitamente no link bit.ly/intersexualidade.

Deixe uma resposta