#SaúdeDaMulher: SUS garante assistência, respeito e acolhimento ao público feminino

By | 7 de março de 2016

banner-semana-da-saude-damulher-01

Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) quer propor uma semana de informações e empoderamento sobre a assistência à saúde e acolhimento da mulher no Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje em dia, a saúde pública entende que a assistência, o respeito e o acolhimento da mulher vão além das questões reprodutivas e envolve, sobretudo, a sua saúde emocional, sexual e social.

Para receber o primeiro atendimento no SUS, toda mulher deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) – também conhecida como Posto de Saúde. Lá, ela será atendida por uma equipe multiprofissional de saúde e/ou um médico generalista que fará a avaliação necessária para cuidar da saúde dela ou encaminhá-la para outro profissional de determina clínica médica. Para conhecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, clique aqui.

A saúde da mulher é muito ampla. É preciso pensar não só nas mulheres que são mães, como também nas mulheres que estão começando a sua vida sexual ou nas que estão na maturidade, nas mulheres que se relacionam com outras mulheres, nas mulheres de outras etnias, nas mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social ou ainda nas mulheres que se tornaram mulher por conta da sua identidade de gênero.

Como diria Simone de Beauvoir, “ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. Por isso, entendemos que a mulher contemporânea não é uma: são várias! #SUSParaTodas

Deixe uma resposta