#SaúdeDaMulher: SUS garante exame de mamografia para mulheres

By | 8 de março de 2016

Nesta terça-feira (08/03) é celebrado o Dia Internacional da Mulher. No Sistema Único de Saúde (SUS), o público feminino é amparado por direitos que garantem a assistência à saúde em todas as fases da vida. Um dos direitos é a realização do exame de mamografia, essencial para diagnosticar o câncer de mama, uma das doenças que mais acomete as mulheres atualmente.

Para ter acesso à mamografia disponibilizada pelo SUS, as mulheres com idade entre 40 a 49 anos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar uma consulta médica e a partir dessa consulta, será avaliada a necessidade de realizar o exame. Já para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, basta solicitar a requisição da mamografia e agendar o exame pelo SUS.

Os municípios que não têm acesso ao exame, contam com mamógrafos móveis para facilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama que aumentam em mais de 90% o sucesso do tratamento.

Além dos caminhões equipados com mamógrafos, em Minas Gerais, existem aproximadamente 200 prestadores de serviço de mamografia que atendem pelo SUS. Clique aqui e confira a relação dos prestadores que realizam a mamografia em Minas Gerais. Para outras informações sobre o câncer de mama, acesse o site:

infográfico_mar-2

Deixe uma resposta