#Capacitação: Santa Casa de Montes Claros promove curso nas áreas de urgência e emergência

By | 22 de março de 2016
Divulgação Santa Casa de Montes Claros

Divulgação Santa Casa de Montes Claros

A cada cinco anos, a American Heart Association (AHA), atualiza as diretrizes do suporte avançado de vida que devem ser seguidas pelos profissionais da área de saúde em todo o mundo. Seguindo essas orientações, a Santa Casa de Montes Claros, maior hospital do Norte de Minas e que presta serviços à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), está realizando, até o dia 24 de março, reciclagem sobre Atendimento Cardiovascular de Emergência e Ressuscitação Cardiovascular.

O curso está sendo ministrado em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Macro Norte), envolvendo a participação de 150 enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos em enfermagem. O Samu Macro Norte integra o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun), que recebe aporte de recursos financeiros do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para manter o atendimento das demandas da população.

A enfermeira Priscila Mendes, coordenadora do treinamento na Santa Casa, explica que o objetivo da reciclagem é aprimorar as técnicas utilizadas pelos profissionais durante atendimento emergencial. “Com a atualização do protocolo internacional, que determina como deve ser o atendimento de urgência e emergência, a orientação repassada faz diferença nos procedimentos práticos”, explicou a enfermeira. Por sua vez, a auxiliar de enfermagem Fabíola da Silva Monteiro avalia que a reciclagem se constitui numa oportunidade para se adaptar às novas diretrizes. “O treinamento reforça nosso aprendizado, uma vez que são informações precisas. Trabalho na cardiologia, que é uma área imprevisível, então, conhecer as novas orientações faz diferença na maneira de como agir em uma situação de emergência”, ressaltou Fabíola.

Por Pedro Ricardo

Deixe uma resposta