Denúncia contribui para diminuir casos de violência contra a pessoa idosa

By | 15 de junho de 2016

Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa-01

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O objetivo da data é conscientizar a população quanto à existência da violência contra a pessoa idosa e garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência pode ser conceituada como “o uso da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. É importante lembrar que a violência não está relacionada apenas à agressão física. O abandono e negligência também estão entre as formas de violência contra a pessoa idosa.

Em meio a esse esforço conjunto de prevenção e enfrentamento às diferentes formas de violência contra idosos, os profissionais de saúde são de grande importância, pois podem identificar casos de agressão e também acolher a vítima. Dessa forma, é preciso que esses profissionais fiquem atentos a qualquer indício de violência contra o idoso. Caso percebam, é preciso que façam a notificação, acionem a rede de atenção à saúde e de proteção para acompanhamento da vítima, além de realizar a comunicação do caso ao Conselho de Direitos da Pessoa Idosa, ao Ministério Público ou à Delegacia do Idoso.

Qualquer cidadão ou cidadã que tenha conhecimento de algum caso de violência contra pessoa idosa pode e deve denunciar pelo Disque 100.

Deixe uma resposta