#Curiosidade: OMS alerta sobre os riscos de ingerir bebidas quentes

By | 16 de junho de 2016

banner_cafe-quente-2016

A proximidade do inverno é um verdadeiro convite às bebidas mais quentinhas, como café ou mate, por exemplo. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso estar atento à temperatura das bebidas para evitar problemas de saúde.

Pesquisas realizadas por um grupo internacional, composto por 23 cientistas convocados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), vinculada à OMS, revelou que ingerir bebidas muito quentes (acima de 65º C), provavelmente, causa câncer no esôfago em humanos. O resumo das avaliações finais foi publicado pela revista The Lancet Oncology.

Os estudos foram realizados na China, Irã e Turquia. Já especificamente no caso do mate, as pesquisas aconteceram na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, regiões onde as infusões são ingeridas a pelo menos 70 graus. Os resultados apontaram que o risco de câncer no esôfago aumenta com a temperatura da bebida.

Vale destacar que a organização não encontrou qualquer evidência conclusiva de que, em temperaturas normais, o café ou o mate possam causar algum risco à saúde. O tabaco e o álcool continuam sendo os mais causadores de câncer no esôfago.

Fonte: OMS

Deixe uma resposta