#10MinContraADengue: FioCruz Minas desenvolve banco de dados para pesquisas sobre zika

By | 28 de junho de 2016

 

foto: Fiocruz Minas

Foto: Fiocruz Minas

O Laboratório de Informática de Biossistemas e Genômica da Fiocruz Minas desenvolveu um banco de dados colaborativo com objetivo de reunir informações relacionadas aos genes associados ao vírus zika. A plataforma, chamada ZIKV-CDB, está disponível para acesso online e será uma ferramenta importante para as pesquisas.

Sabe-se que determinados vírus podem interferir na expressão de genes, alterando a atividade e funcionamento celular, por meio de RNA não codificantes, como os micro RNA´s (miRNA’s). São informações sobre tais elementos que estão disponíveis no banco. Com isso, o usuário poderá verificar o que dizem outros estudos em relação à atividade de genes de interesse e, principalmente, incluir novas informações, contribuindo para pesquisas posteriores.

Qualquer pessoa pode acessar o banco. Ao entrar na página, o usuário indica o código do gene a ser pesquisado e, assim, as informações que já estiverem disponíveis aparecerão na tela. A princípio, será possível encontrar a descrição do gene, bem como as referências bibliográficas que demonstram a relação dele com o zika e, nos casos em que já exista validação experimental, as informações referentes a ela.

Sempre que acessar a ferramenta, o usuário poderá avaliar a qualidade das informações disponíveis, por meio do botão “joia”, conhecido como like. Esse botão servirá como indicador de que as informações procedem ou foram úteis para o pesquisador. A quantidade de ‘likes’ recebida faz com que o gene entre para o “Best Rated”, um ranking que mostrará os mais bem avaliados e poderá nortear futuros estudos.

Fonte: Fiocruz Minas

Deixe uma resposta