#SaúdeELiteratura: “Os mineiros e a Ciência” discute percepção pública da ciência e tecnologia

By | 4 de agosto de 2016

tratado-lightbox.409-600O desenvolvimento científico e tecnológico levará a uma diminuição das desigualdades sociais no Brasil? Qual o nível de interesse em Ciência e Tecnologia dos mineiros e com que frequência eles leem sobre o assunto em jornais impressos ou na internet? Experimentos científicos devem ser permitidos em animais?

Essas são algumas das perguntas que nortearam a primeira enquete sobre percepção pública da Ciência e Tecnologia, realizada em Minas Gerais, e que resultou na publicação do livro “Os mineiros e a Ciência”, a ser lançado às 11h, no dia 06 de agosto, sábado, na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, durante a segunda edição da Mostra Inova Minas FAPEMIG. Na oportunidade, alguns autores estarão presentes para um bate-papo, quando também serão distribuídos alguns exemplares da publicação.

Além de mostrar os resultados, a metodologia da pesquisa também será comentada, já que inovou em alguns aspectos – por exemplo, foram consideradas variáveis relacionadas a valores e contexto de vida, uma novidade em trabalhos semelhantes.

Para o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, o material contido nesta publicação é de grande utilidade para pesquisadores e estudantes do tema, bem como referência para outros gestores de ciência, tecnologia e inovação interessados em conhecer a percepção da população sobre o tema. “Os dados obtidos podem ser utilizados para guiar programas e políticas públicas na área, além de ajudar na priorização de ações”, destaca. Para mais informações sobre a obra, clique aqui.

Por Inova Minas, FAPEMIG

Deixe uma resposta