#PalavraCruzada: Servidor da ESP-MG participa de programa da Rede Minas sobre o SUS

By | 15 de setembro de 2016

Nesta quarta-feira (14/09), o jornalista, professor, e coordenador do curso de pós-graduação “Comunicação e Saúde” da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Jean Alves*, participou do programa Palavra Cruzada, da Rede Minas, para debater sobre a proposta do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, de criar um plano de saúde acessível, que seria uma tentativa do governo federal de reduzir os gastos com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Também participaram do programa o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos Werneck e o diretor jurídico do Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais, Artur Mendes.

Durante o “Palavra Cruzada”, Jean Alves ressaltou que esses planos desqualificam o SUS e atendem a lógica do Capital Privado. “É necessário lutarmos contra isso, pois é um retrocesso. Precisamos avançar na questão do subfinanciamento do Sistema e reforçar a Atenção Básica e a Participação Popular no SUS.

Entre os estudiosos de saúde pública, a proposta é considerada uma ameaça às conquistas do SUS, fruto de intensa mobilização popular no Brasil há quase um pouco mais de três décadas. Além de tratar a saúde como mercadoria, essa proposta orienta-se pela visão hospitalocêntrica e ignora a prevenção de doenças que contribui para conter os custos dos tratamentos de alta complexidade. Abaixo, assista o programa na integra:

*Em tempo: Jean Alves é servidor público concursado da ESP-MG. Ele é jornalista graduado em Comunicação Social, especialista em Planejamento em Saúde Coletiva e mestrando em Informação e Comunicação em Saúde (ICICT-Fiocruz/Rio). É Analista em Educação e Pesquisa em Saúde do Núcleo de Gestão em Saúde e coordenador da especialização lato-sensu em Comunicação e Saúde da ESP-MG.

Deixe uma resposta