Dia das Nações Unidas celebra iniciativa mundial pela PAZ entre os países

By | 24 de outubro de 2016

Nesta segunda-feira (24/10) é comemorado o Dia das Nações Unidas em referência à data da fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorreu no ano de 1945 em substituição à antiga Liga das Nações, extinta em razão da emergência da Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, a ONU é composta por 193 países, configurando-se como uma das maiores organizações internacionais do mundo. Desse total, 51 são os seus fundadores, ou seja, aquelas nações que assinaram a Carta das Nações Unidas em 1945, o que inclui o Brasil.

Dentro do campo da saúde, a ONU têm participado ativamente na promoção e proteção de bons níveis de boa saúde por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS), cuja Constituição entrou em vigor a 7 de abril de 1948. No início, foi decidido que as prioridades da OMS seriam a malária, a saúde de mulheres e crianças, a tuberculose, doenças venéreas, a nutrição e o saneamento ambiental. Muitos destes assuntos permanecem ainda na agenda da OMS até hoje, além de novas doenças, como o HIV/Aids.

Atualmente, as intervenções da OMS abrangem todas as áreas da saúde no espectro global, incluindo a intervenção em crises e na resposta a emergências humanitárias, instituindo o Regulamento Sanitário Internacional, que os países devem seguir para identificar focos da doença e impedir a sua propagação.

Objetivos do Milênio

Em setembro do ano 2000, durante a Cúpula do Milênio, os países-membros da ONU analisaram os maiores problemas mundiais e firmaram um pacto que ficou conhecido como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Trata-se de um compromisso universal com a erradicação da pobreza e com a sustentabilidade do Planeta. Confira algumas das metas:

ONU-objetivos-do-milenio-2016

Deixe uma resposta