#SaúdeEntrevista: Saiba quais os principais cuidados a serem tomados com a saúde do homem

By | 11 de novembro de 2016
Ilustração: Maycon Portugal

Ilustração: Maycon Portugal

Manter hábitos de vida equilibrados e se apoderar do cuidado com a própria saúde é fundamental tanto para mulheres quanto para os homens. Mas você sabia que a população masculina possui algumas especificidades na hora do cuidado com a saúde? A referência técnica em saúde do homem da SES-MG, Nayara Resende Pena, responde a algumas dúvidas no Blog da Saúde MG sobre o cuidado com a saúde masculina. Confira:

1) Por que os homens costumam procurar os serviços de saúde com menos frequência?
Historicamente o cuidado está ligado a mulher, culturalmente o homem está relacionado ao sexo forte, que não adoece e por sua vez tem medo de descobrir doenças. Além disso, as estratégias de comunicação em saúde não privilegiam os homens, geralmente são voltadas para as crianças, mulheres e idosos. Outro fator apontado pelos homens é a não liberação no trabalho para procurar os serviços de saúde nos horários de atendimento.

2)  É verdade que os homens apresentam maior risco para desenvolver doenças cardiovasculares, respiratórias, digestivas, pressão alta e tendência à obesidade? Se sim, existe algum motivo para isso?
Sim, estão mais expostos aos fatores de risco para essas doenças (tabagismo, consumo excessivo de álcool, alimentação inadequada, inatividade física), além disso não tem o hábito de procurarem os serviços de saúde para prevenção de doenças e geralmente não tem a prática do autocuidado.

3) Existem exames médicos de rotina indicados para a população masculina?
Os exames de rotinas são os mesmos indicados para a toda a população. Os principais são exames que devem ser realizados são para detecção do HIV, sífilis, hepatites, hipertensão e diabetes, dentre outros.

4) Qual é a importância dos homens cuidarem da saúde de modo integral, mantendo hábitos de vida mais saudáveis?
Mantendo hábitos saudáveis de vida você elimina os fatores de risco que estão associados ao aumento da possibilidade de se desenvolver uma doença.

5) Qual a melhor forma de prevenção do câncer de próstata?
Alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Praticar atividade física regularmente e diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Deixe uma resposta