#FicaADica: Período de chuva exige cuidados com a segurança e a saúde

By | 13 de dezembro de 2016

No mês de dezembro, a tendência climática nas regiões do Triângulo, Oeste e Zona da Mata é de chuvas acima da faixa normal climatológica. É o que aponta o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), que alerta para acumulados significativos de chuva nas regiões Central Mineira, RMBH, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Jequitinhonha e Doce até a próxima quinta-feira (15/12). Assim, o Blog da Saúde MG reúne aqui uma série de informações e dicas de cuidados preventivos que se fazem essenciais durante este período chuvoso a fim de evitar situações de risco à saúde; confira:

Em seus sites, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mantém páginas com dicas de segurança muito importantes a serem observadas no período chuvoso. Aqui, fizemos o compilado de algumas delas, mas clicando nos nomes dos órgãos acima, você lê o material completo.

Dicas e orientações de segurança

Se estiver chovendo forte ou trovejando, fique dentro de casa ou procure um lugar onde você possa se abrigar, desde que não seja em área de risco, ou próximo a árvores e postes, que podem atrair raios. Em casa, desligue aparelhos elétricos das tomadas e fique longe de janelas.

Se estiver dentro do carro, procure um local alto e espere o nível da água baixar, desde que também não seja próximo a postes ou árvores. Porém, se notar que seu carro pode ser arrastado pelas águas, pare, abandone o veículo e procure um local seguro. No caminho de casa para o trabalho ou escola, fique atento às notícias pelo rádio ou televisão sempre que puder. Isso pode evitar que você se coloque em situação de risco.

Em caso de perigo, chame a Defesa Civil de sua cidade (consulte aqui), a Polícia Militar 190 ou o Corpo de Bombeiros 193

“Doenças da chuva”

Limpe os locais atingidos pela água e lama usando botas e luvas, assim você evita doenças graves, como a leptospirose. Não reaproveite alimentos que possam ter sido atingidos pelas águas das chuvas, mesmo os que estão fechados em pacotes, pois algumas embalagens podem ser de material absorvente, o que propicia a contaminação. Nesses casos, febres, diarreia, vômitos e dores de cabeça ou no corpo podem indicar doenças como a leptospirose e hepatite A, e a pessoa deve ser encaminhada à unidade de saúde mais próxima.

Além disso, neste mês, o site da SES-MG trouxe uma matéria sobre cuidados com animais peçonhentos, uma vez que a ocorrência de acidentes com escorpiões, aranhas, serpentes, entre outros, aumenta no período de calor e chuvas. Leia aqui a matéria completa, e tenha atenção com a limpeza de jardins e quintais, evitando o acúmulo de entulhos, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas e terrenos baldios.

» Leia também: Defesa Civil alerta sobre os cuidados durante período chuvoso

Deixe uma resposta