#Dica: Aplicativo transforma voz em linguagem de sinais e promove inclusão social

By | 16 de dezembro de 2016

handtalk

Um aplicativo capaz de transformar a fala em linguagem de sinais e vice-versa tem um poder de inclusão social enorme. Por esses e outros benefícios que a ferramenta oferece, que o renomado Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) escolheu o brasileiro Ronaldo Tenório, como uma das 35 pessoas com menos de 35 anos mais inovadoras do mundo.

O aplicativo desenvolvido por ele chama-se Hand Talk e funciona de maneira extremamente eficiente. Disponível para celulares e tablets, a plataforma consegue facilitar a comunicação entre deficientes auditivos e pessoas que não dominam Libras, a linguagem brasileira de sinais.

Apesar de ter uma lógica bastante complexa, o aplicativo funciona de maneira muito simples. Basta a pessoa falar uma frase, que Hugo, o personagem que dá vida à ferramenta, transforma o que foi dito em sinais. No caminho inverso, basta usar a câmera para reconhecer os sinais, que o app transforma a informação em uma mensagem de voz ou texto. O aplicativo está disponível gratuitamente para sistema Android e iOS. Clique aqui para baixar.

Fonte: Ciclo Vivo.

Deixe uma resposta