#SangueAzul: Campanha mobiliza torcedores para a doação de sangue na Hemominas

By | 20 de dezembro de 2016

19-12-16_raposao_1A Fundação Hemominas ganhou mais um aliado na mobilização de doadores voluntários de sangue em todo o estado. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Cruzeiro Esporte Clube realizou, entre os dias 12 e 16 de dezembro, uma campanha para chamar os torcedores do time para doarem sangue nos hemocentros em Minas Gerais. Intitulada “Sangue Azul”, a campanha, que teve início em 2010, objetiva conscientizar os torcedores sobre a importância da doação voluntária de sangue e convidá-los a doar neste fim de ano.

Devido ao período de festas e férias, os estoques de sangue ficam muito abaixo do percentual estratégico necessário para atender a demanda. Além disso, durante o período de férias e viagens, o número de acidentes nas estradas aumenta, o que faz crescer a demanda por transfusões. Durante toda a semana, o mascote oficial do Cruzeiro Esporte Clube, o Raposão, visitou algumas unidades da Fundação Hemominas e interagiu com os doadores de sangue. No primeiro dia da campanha, 12/12, ele esteve presente no Hemocentro de Belo Horizonte, HBH, e abriu a campanha ao lado da gerente de Captação e Cadastro da Hemominas, Heloísa Gontijo, e da captadora do hemocentro, Helem Dupim.

Na terça-feira (13/12), foi a vez da unidade do Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, receber o mascote;  na quarta-feira (14/12), ele visitou os doadores que compareceram na Unidade de Coleta e Transfusão de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no dia seguinte, quinta-feira (15/12), esteve no Hemonúcleo de Sete Lagoas.

Na sexta-feira (16/12), a visita à unidade de Coleta e Transfusão Estação BH, que fica dentro  do shopping Estação, na capital mineira, fechou com chave de ouro a ação de mobilização dos doadores torcedores do time. A supervisora de coleta, Simone Cabral, acompanhou o mascote pela unidade e ressaltou a importância de se mobilizar os doadores de sangue principalmente em um período em que o número de comparecimentos de candidatos à doação de sangue cai bastante.

“Independentemente do time, a campanha é muito benéfica e mostra a importância da solidariedade de todos os torcedores doadores de sangue. Nesse período sofremos uma queda muito grande no comparecimento dos doadores e precisamos manter o estoque para atender  todo o estado”, disse. A visita agradou também os doadores que aproveitaram a presença do mascote para tirar fotos. O doador Lorival de Oliveira, 55, compareceu à unidade para doar sangue e se surpreendeu com a chegada do mascote. “Sou torcedor do Cruzeiro e gostei muito da presença do raposão. A campanha incentiva outras pessoas a doarem mais e ajudarem a quem precisa”, afirmou.

Campanha 

Lançada em 2010, a campanha “Sangue Azul” é realizada pelo Cruzeiro Esporte Clube, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Fundação Hemominas. O objetivo é conscientizar os torcedores do time sobre a relevância da doação, contribuindo para aumentar os estoques dos bancos de sangue.

 

Fonte: Fundação Hemominas.

Deixe uma resposta