#VerãoSaudável: Confira algumas dicas pra curtir a estação com saúde e disposição

By | 21 de dezembro de 2016

Nesta quarta-feira (21/12), começa a estação mais divertida do ano, o verão . Com os dias mais longos e as noites mais curtas, a época é propícia para atividades ao ar livre com muito sol e diversão. Mas também é preciso tomar alguns cuidados para manter o corpo saudável e bem disposto durante os dias mais quentes.

A luz do sol melhora nosso humor e nos deixa mais dispostos, mas é importante ficar atento ao horário de exposição. Tomar sol das dez horas da manhã até as quatro da tarde aumenta as chances de queimaduras provocadas pela luz solar. Se possível, deixe para se expor nos horários em que o calor não estiver tão forte, beba bastante água para evitar a desidratação e use filtro solar, reaplicando-o sempre que necessário.

verao_post1

Beber bastante líquido é fundamental, mas dê preferência para a água ou sucos naturais, feitos com frutas frescas. Refrigerantes e outras bebidas industrializadas podem conter uma quantidade grande de açúcar, sódio e substâncias que não fazem bem à saúde. Além disso, cuidado com a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas. A cerveja, por exemplo, não hidrata e deve ser ingerida com quantidades intercaladas de água.

Com o calor, fique atento para o armazenamento da comida. As altas temperaturas facilitam a proliferação de microrganismos que podem provocar diarreia e outras doenças mais graves. Mantenha tudo bem limpo, prefira alimentos frescos e deixe tudo em temperatura adequada.

Outra dica para curtir o verão com muita disposição e bom humor é aproveitar atividades gratuitas e lugares ao ar livre, como praças e parques. As cidades pequenas, por exemplo, oferecem uma extensa variedade de áreas de verdes, tranquilas e propícias para as crianças brincarem e os adultos se refrescarem das altas temperaturas. Quem prefere curtir uma cachoeira e trilhas deve ficar atento para a vacina contra a febre amarela, ofertada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Abaixo, confira outras dicas na nossa galeria:

Deixe uma resposta