#EAD: Curso a distância sobre o Aedes aegypti tem como foco as ações de vigilância

By | 23 de dezembro de 2016

ead-sus

Com a chegada das chuvas de verão, é inevitável não se recordar do mosquito Aaedes aegypti, responsável pelas doenças Zika, Chikungunya e Dengue. Além das campanhas massivas de prevenção, realizadas nos diversos níveis de governança, é preciso buscar novas ferramentas para combater o mosquito.

Atentos a isso, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), e a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (SVS/MS), lançam nesse 20 de dezembro o curso Organização das ações para vigilância, prevenção e controle de doenças transmitidas por Aedes aegypti.

A capacitação discute as principais ações para o controle de doenças transmitidas por Aedes aegypti nos municípios e é voltada aos profissionais de saúde interessados em ampliar os conhecimentos sobre vigilância, prevenção e controle de doenças transmitidas pelo mosquito. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de abril de 2017 pelo link.

Segundo a coordenadora de produção do curso e professora da UFMA, Paola Trindade Garcia, o grande diferencial da capacitação está na abordagem das ações de vigilância em saúde, para além do manejo clínico. “O curso aborda ambas as questões. A unidade 2, por exemplo, foca no manejo clínico e a unidade 3 apresenta as ações de vigilância para controle do mosquito (e consequentemente, das doenças) que ajudarão no campo da gestão”, explica.

Assim, além dos aspectos clínicos e epidemiológicos – também trabalhados em outros cursos da Rede UNA-SUS – serão abordadas a notificação e a investigação de casos; a mobilização, educação e comunicação em saúde nas comunidades; medidas de controle vetorial – como a aplicação de inseticidas e a eliminação de criadouros do mosquito; e vigilância sanitária e ambiental.

Com carga horária de 30h, o curso reúne todo o conteúdo em um livro multimídia e conta também com o Aedes Game, um jogo no qual é preciso acertar as respostas para eliminar os focos do mosquito. A cada acerto ou erro, o jogador recebe um feedback com informações e dicas relevantes sobre a temática. Um jeito simples e divertido de se informar sobre um problema sério de saúde que atinge milhares de brasileiros.

Conheça também o curso Manejo Clínico da Chikungunya e o Zika: abordagem clínica na Atenção Básica, oferecidos pela Rede UNA-SUS!

Deixe uma resposta