#Capacitação: Hemocentro de Belo Horizonte treina socorristas como multiplicadores

By | 13 de fevereiro de 2017
IMG-20170209-WA0010

Foto: Adair Gomez / Hemominas.

Dezesseis socorristas do Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (GAVE) de cidades da região central de Minas Gerais participaram na última quinta-feira (09/02) de mais um curso de multiplicadores oferecido pelo Hemocentro de Belo Horizonte. O curso é organizado pelo setor de Captação de Doadores da unidade, com o objetivo de informar e formar cidadãos engajados na busca por novos doadores de sangue nas regiões em que atuam.

Ana Carolina, responsável pelo treinamento, iniciou o curso com uma dinâmica, na qual os participantes deveriam expor sua opinião sobre uma imagem escolhida por eles e relacioná-la à doação de sangue. Palavras como solidariedade, igualdade e cuidado foram frequentes entre os socorristas. “Agradeço a oportunidade de estar aqui hoje, e acredito que sem a união de todos não conseguimos fazer um bom trabalho. Na doação de sangue, somos iguais. Todos podemos precisar um dia”, enfatizou José Antônio, que atua como socorrista e bombeiro civil na cidade de Nova Era.

Após a dinâmica, os participantes conheceram um pouco mais sobre a doação de sangue, suas etapas, quais são os hemocomponentes, além de poderem ver um pouco mais de perto o funcionamento do Hemocentro, por meio do Hemotur. Para Ana Carolina, a participação dos socorristas no curso foi de extrema importância, pois eles atuam em momentos complicados, nos quais a doação de sangue é, muitas vezes, imprescindível e urgente para salvar a vida dos pacientes. “O trabalho deles não é fácil, pois eles passam por situações extremas. Com o treinamento, eles poderão repassar aos cidadãos de suas regiões a importância de manter os estoques regulares de sangue durante todo o ano, e não doar somente no momento em que um amigo ou familiar precise”, complementou.

Fonte: Hemominas / ASCOM.

Deixe uma resposta