#SexoSeguro: SES-MG lança campanha que reforça o uso de preservativo no Carnaval

By | 20 de fevereiro de 2017

banner-3

Com o slogan “No Bloco da Saúde só vai com camisinha”, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lança nesta segunda-feira (20/02) a campanha que reforça o uso de preservativo para a prevenção de gravidez indesejada, HIV/Aids, hepatites, sífilis, além de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) neste #Carnaval2017.

Além disso, foi criado um hotsite especial (www.saude.mg.gov.br/sexoseguro) com diversas informações para que você possa ter uma vida sexual saudável com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS). Clique aqui para ler a matéria completa no site da SES-MG.

Por que usar camisinha?

Muita gente já sabe, mas não custa nada reforçar que a camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas IST’s e, sobretudo, uma gravidez não planejada. Por meio das Unidades Básicas de Saúde (também conhecidas como Posto de Saúde), Serviços de Atenção Especializada (SAE), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e ONG’s, é possível ter acesso de forma gratuita a preservativos masculinos e de gel lubrificante.

Nova nomenclatura

Fique ligado! O termo IST é mais adequado e já é utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Ministério da Saúde recomenda aos órgãos que trabalham com saúde pública e saúde coletiva o uso da nomenclatura “IST” (infecções sexualmente transmissíveis) no lugar de “DST” (doenças sexualmente transmissíveis).

A denominação ‘D’, de ‘DST’, vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as ‘Infecções’ podem ter períodos assintomáticos, ou se mantém assintomáticas durante toda a vida do indivíduo, como são os casos da infecção pelo HPV e o vírus do Herpes, detectadas por meio de exames laboratoriais.

 

Deixe uma resposta