#VocêSabia? Profilaxia Pós-Exposição ajuda a salvar pessoas do contágio pelo HIV

By | 3 de março de 2017
Arte: Deise Meireles

Arte: Deise Meireles

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Profilaxia Pós-Exposição, ou simplesmente PEP, é um tratamento com terapia antirretroviral para evitar a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo de uma pessoa. Ela é indicada às pessoas que podem ter tido contato com o vírus em situações tais como violência sexual, relação sexual desprotegida – sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha, ou através de acidentes ocupacionais, como por exemplo, com instrumentos pérfuro-cortantes ou em contato direto com material biológico.

» Clique aqui e saiba mais sobre sexo seguro!

Para funcionar, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72h. Você deve procurar imediatamente um serviço de saúde que realize atendimento de PEP assim que julgar ter estado em uma situação de contato com o HIV. Geralmente, a PEP consiste na ingestão de uma pílula em uma dose diária única, mas, a depender da avaliação do (a) profissional de saúde que o (a) atender, você pode ser orientado a seguir outra combinação de medicamentos, o que pode significar precisar tomar mais de um medicamento por dia.

O mais importante é ter em mente que o tratamento, independentemente da quantidade diária de pílulas, não deve ser interrompido durante os 28 dias de tratamento, e tomado conforme prescrito pelo médico. Como todo medicamento, os antirretrovirais utilizados na PEP também podem causar efeitos indesejados, como dor de cabeça, enjoos e diarreia. Porém, mesmo no caso de desenvolver algum desses sintomas, o tratamento não deve ser interrompido. Procure imediatamente o serviço que lhe atendeu e prescreveu a PEP para buscar orientações quanto a estes efeitos. Seu médico lhe orientará sobre como proceder.

É importante observar que a PEP não serve como substituta à camisinha. Muito pelo contrário: o uso de preservativos masculinos e femininos são ainda a principal e mais eficiente maneira de se evitar o HIV. Não deixe jamais de utilizar camisinha e se proteger em toda relação sexual.

» Veja aqui os serviços que realizam atendimento de PEP

Deixe uma resposta