#Curiosidade: Você sabe qual é a função de cada canal de Ouvidoria de Saúde no SUS?

By | 15 de março de 2017

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Nesta quinta-feira (16/03) é comemorado o Dia Nacional do Ouvidor. No Sistema Único de Saúde (SUS), os canais de ouvidoria são um importante instrumento de interlocução democrática com a usuária e o usuário para apontar sugestões, críticas, elogios para o fortalecimento da saúde pública.  Por isso, o Governo de Minas Gerais disponibiliza canais de relacionamento com o cidadão que permitem a participação democrática de todas e de todos que desejam opinar e manifestar reclamações e sugestões sobre o SUS.

Em Minas, o usuário pode entrar em contato por meio da Ouvidoria de Saúde, pelo Fale Conosco da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Portal da Transparência.

Pelo Disque-Ouvidoria Geral do SUS no número 136, ou pelo Disque-Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais no 162, o cidadão pode fazer uma denúncia em relação a prestação dos serviços de saúde. Também pode participar pela internet, por meio de formulário web no site www.ouvidoriageral.mg.gov.br e no e-mail: saude@ouvidoriageral.mg.gov.br. Para manifestações presenciais, por cartas ou ofícios, o endereço é: Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves – Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001 – Bairro: Serra Verde – BH/MG – Prédio Gerais /12º Andar – CEP 31630-901.

Buscando ouvir cada vez mais o usuário do SUS, A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) também disponibiliza o Fale Conosco no site www.saude.mg.gov.br/faleconosco para que o cidadão possa registrar denúncia, reclamação, crítica, sugestão ou elogio. Para isso, basta preencher o web formulário do site. A SES-MG tem até dois dias úteis para responder ao cidadão solicitante.

Já o Portal da Transparência disponibiliza dados e informações de interesse público. Por meio dele, o usuário tem acesso a informações os gastos/despesas; os convênios; compras, aquisições e contratos públicos; dados sobre os municípios e outras informações sobre a saúde. O portal também tem um Fale Conosco onde o usuário pode solicitar informações e dados complementares às disponibilizadas. Para isso, é preciso preencher um web formulário. A resposta é disponibilizada em dois dias úteis.

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