#SaúdeNoOutono: Confira dicas para manter a saúde durante a estação

By | 20 de março de 2017
Ilustração: Maycon Portugal

Ilustração: Maycon Portugal

Nesta segunda-feira (20/03), começa o outono, estação do ano conhecida pelo clima mais ameno e seco. Como cada período possui características específicas, é necessário que façamos pequenas adaptações no estilo de vida, para que nosso corpo se acostume com facilidade às alterações no clima e na natureza.

No início do outono, por exemplo, os dias possuem a mesma duração das noites, se tornando mais curtos e frios à medida que o inverno se aproxima. Por isso, é importante respeitar esse tempo de acolhimento e manter uma alimentação equilibrada para que o sistema imunológico permaneça fortalecido. Sopas e caldos de legumes são bem-vindos, já que nutrem, hidratam e ainda têm uma temperatura agradável.

As mudanças no clima que o outono traz, sinalizando a aproximação do inverno, também podem abrir as portas para algumas doenças, como gripes e resfriados. A dica é manter o ambiente sempre bem ventilado e lavar as mãos com frequência. Também fique atento às mudanças bruscas de temperatura e às alergias provocadas por ácaros. Tente lavar cobertores e colchas com um pouco mais de frequência e deixe a luz do sol entrar dentro dos ambientes.

Por fim, não se esqueça de beber bastante água mesmo com o clima frio. A atividade física também é sempre bem-vinda, ainda que os exercícios sejam mais amenos, como caminhadas ao ar livre. O outono começa a nos convidar para o acolhimento, após o período de expansão e intensidade que vivemos no verão e na primavera. A dica é respeitar os ciclos da natureza, observando as mudanças internas e externas que o clima provoca. Afinal, nada melhor do que curtir o friozinho do outono com saúde e equilíbrio.

 

Deixe uma resposta