#SaúdeEntrevista: Você sabe a quantidade de água que deve ingerir diariamente?

By | 22 de março de 2017

por Fernanda Rosa

série_diaágua_post_1

Nesta quarta-feira (22/03) é celebrado o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a reflexão e discussão sobre a relevância desse bem natural em nosso dia a dia. Clique aqui e confira no site da SES-MG uma matéria completa sobre este assunto.

Para entender melhor a importância da ingestão regular de água para o nosso organismo, o Blog da Saúde MG entrevistou as referências técnicas do setor de Promoção à Saúde da SES-MG, Lais Antero e Nathalia Beltrão. Confira:

1) Blog da Saúde MG:  Quais os benefícios da ingestão regular da água para o corpo?

Lais Antero e Nathalia Beltrão: A água é um componente vital e essencial nos processos fisiológicos e metabólicos do organismo. Como, por exemplo, estimula a diurese contribuindo para a eliminação de toxinas acumuladas no corpo, ajuda na formação do bolo fecal, auxilia na manutenção da temperatura corporal e no transporte de nutrientes para as células.

2) Além da sede, que outros sinais o corpo pode dar para alertar que a ingestão de água tem sido insuficiente?

Sintomas como boca seca, sudorese, pele fria e úmida, vômito, diarreia, câimbras e em casos mais graves perda da consciência, podem estar associados à ingestão insuficiente de água.

3) Sempre ouvimos dizer que a quantidade recomendada de água é de, pelo menos, 2 litros por dia. Essa informação é válida ou, ao contrário, essa quantidade varia de indivíduo para indivíduo?

Esta informação está dentro das recomendações gerais, no entanto, é necessária avaliação individual. Também se deve atentar a temperatura, atividades que a pessoa realiza e se estará exposta ao sol ou não. É importante principalmente observar o ciclo da vida em que a pessoa se encontra, pois, para cada fase da vida a necessidade hídrica será diferente. É preciso ter atenção especial à ingestão hídrica de crianças e idosos.

3) Frutas, verduras e legumes costumam apresentar água em sua composição. Você poderia nos dar dicas de alimentos aos quais devemos dar preferência, levando-se em consideração a quantidade do componente água?

É bom lembrar que nenhum outro alimento substitui a água, e praticamente todos os alimentos apresentam água em sua composição. No geral as frutas e verduras contém grande potencial adjuvante na hidratação. Como exemplo, podemos citar melancia, melão, acerola, laranja, tangerina, abacaxi, alface, tomate, repolho, dentre outros que na sua composição contém cerca de 90% de água, além de vitaminas e minerais.

4) Para quem tem dificuldades para ingerir a quantidade recomendada de água, há alguma dica? As águas saborizadas são válidas? 

Algumas dicas são ter uma garrafinha de água sempre a mão, colocar lembrete no celular, usar garrafinhas com marcações de hora em hora, incluir a ingestão de água na rotina. Saborizar ou aromatizar a água é uma ótima estratégia: acrescentar ervas aromáticas ou frutas cortadas à água natural, sem adição de açúcar ou qualquer tipo de conservante. Fazer cubos de gelo com pedaços de frutas dentro também é uma alternativa interessante.

Deixe uma resposta