#Curiosidade: Tomar sol é a melhor maneira de garantir a vitamina D

By | 2 de maio de 2017

gestante-tomando-sol

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas saem de casa direto para seus compromissos e depois retornam sem nem ver a luz do sol o que acaba ocasionando uma série de problemas de saúde. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta toda a população que tomar sol nos horários adequados faz bem para a saúde e é muito importante por diversos motivos, sendo um deles com relação a vitamina D.

A vitamina D é o nome dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo e a forma mais eficaz é através do contato da pele com a luz solar, que é responsável em média por 80% da produção de vitamina D no organismo. A recomendação do Ministério da Saúde é garantir a exposição solar de quinze a vinte minutos pelo menos três vezes por semana, sem protetor solar, até às 10h ou após às 16h. O restante deve vir do consumo de alimentos como óleo de fígado de peixe, peixes gordos, gema de ovo e alimentos fortificados como leite e alguns cereais.

De acordo com a diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Souza Lima Campos, a função da vitamina D no organismo é atuar na fixação do cálcio nos ossos, além de ajudar na regulação do sistema imunológico. “A vitamina D também apresenta benefícios para a saúde cardiovascular para algumas doenças neurodegenerativas como a esclerose múltipla, alguns tipos de câncer e para a diminuição do risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças autoimunes”, esclarece.

Alimentação

Além de tomar sol, é muito importante colocar no cardápio alimentos que são ricos em cálcio e vitamina D. Veja nessa lista alguns alimentos ricos nessa vitamina.

Deixe uma resposta