#SaúdeEntrevista: Uso correto de medicamentos é essencial para qualidade de vida

By | 5 de maio de 2017

medicamentos_post

Usados da maneira correta, os medicamentos curam determinada enfermidade, reduzem ou eliminam sintomas, estabilizam do desenvolvimento da doença e também previnem de enfermidades ou de seus sintomas. Mas, o uso inadequado de remédios pode prejudicar e muito a qualidade de vida das pessoas.

Por isso, nesse dia 05 de maio, em que é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, para esclarecer a população acerca dessas questões. O Blog Saúde Mg conversou com a Assessora da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Samira do Nascimento, e aborda algumas questões como a famosa farmacinha de casa, descarte de medicamentos, uso conforme receita médica.

1) Podemos ter uma farmacinha em casa? Quais medicamentos podemos ter?

Não é recomendado manter medicamentos em casa para usos esporádicos. Quando sentir algum desconforto procure o farmacêutico para orientações quanto ao cuidado de transtornos menores como dor de cabeça, má digestão, azia, etc. Em caso de repetição frequente dos sintomas recomenda-se procurar atendimento médico.

2) Por que deve-se usar o medicamento somente pelo período indicado?

O período de tratamento tem como objetivo a cura ou controle dos sintomas, e o uso após este período pode acarretar em intoxicação e até surgimento de doença devido ao uso indevido de medicamentos.

3) O que fazer com medicamento que não vou mais usar?

É recomendável devolver à Unidade Básica de Saúde ou procure as caixas coletoras disponibilizadas em farmácias, drogarias e Unidades Básicas de Saúde para descarte.

4) Como descartar medicamento vencido?

Também deve ser descartado nas caixas coletoras disponibilizadas em farmácias, drogarias e Unidades Básicas de Saúde.

Para mais informações, acesse: www.saude.mg.gov.br/medicacaosegura

Deixe uma resposta