#SUSParaTodas: Estados brasileiros se mobilizam para as Conferências de Saúde da Mulher

By | 15 de maio de 2017

2a Conferência Nacional da Saúde da Mulher

Em agosto de 2017, será realizada, em Brasília-DF, a 2ª Conferência Nacional da Saúde da Mulher. O encontro que acontece 30 anos após a realização da 1ª Conferência Nacional da Saúde da Mulher, em 1986, quer marcar a a retomada da reflexão e discussão das mulheres sobre a Política Nacional de Saúde desse público no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a conferência terá como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Todos os estados brasileiros irão preparar a sua conferência para encaminhar as suas propostas para a conferência nacional no segundo semestre deste ano.

O eixo principal da 2ª Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

18199382_1557129030977976_6218825941653533886_n (1)

A etapa nacional está marcada para agosto, mas os Estados já vem se movimentando com a realização de Conferências Municipais e Estaduais. Em Minas, diversos municípios já realizaram a etapa Municipal e se preparam para a etapa estadual, que irá acontecer entre os dias 05 a 07 de julho.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde.