#Sustentabilididade: Jovens de Betim criam aplicativo para usar recursos naturais de forma consciente

By | 16 de maio de 2017
thumbnail_P_20170406_155525

Foto: Arquivo Pessoal.

Os irmãos gêmeos Jeiel Junio Silva Santos e Junio Gabriel Silva Santos, de 17 anos, são do município de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles são criadores do aplicativo Sustentabilizando, que ajuda a economizar recursos naturais. Se usado frequentemente, o app ajuda reduzir a conta de energia em até 40%. Por conta desta iniciativa, os gêmeos foram os vencedores do prêmio “Bom Exemplo” 2017, na categoria Cidadania. Em entrevista ao Blog da Saúde MG, eles contam em detalhes sobre o aplicativo. Confira:

1) Como surgiu a ideia para criar esse aplicativo?

Nós estávamos num contrato de aprendizagem e no final deste contrato tínhamos que fazer uma empresa simulada que deveria ter um projeto sustentável. Como já havíamos feito o curso “Técnico em Informática” pelo SENAI, já tínhamos um pouco de conhecimento em Android, então resolvemos fazer um aplicativo. Terminamos o contrato mas continuamos a desenvolver o app. Foram uns 3 meses de desenvolvimento estudando em casa.

2) Depois que as pessoas começam a usar esse aplicativo, os resultados são positivos?

Sim, quando o usuário passa a utilizar o “Sustentabilizando” frequentemente, os resultados são vistos diretamente nas contas de água e luz. Em nossa casa, por exemplo, o valor da conta de luz caiu cerca de 40% após o uso do aplicativo.

3) Como esse aplicativo pode impactar positivamente no meio ambiente?

O aplicativo ajuda a economizar recursos naturais e também informa sobre vários tipos de materiais, alertando o usuário sobre quais são recicláveis e quais não são, algumas dicas e jogos educativos.

4) Como fazer para instalar o Sustentabilizando no celular?

O aplicativo está disponível gratuitamente para qualquer verão Android através do Google Play.

5) Recentemente, vocês ganharam o Prêmio Bom exemplo, na categoria Cidadania. Como foi ganhar esse prêmio?

Nos sentimos muito felizes e gratificados. Para nós, o feedback dos usuários é muito importante. O prêmio foi uma maneira de mostrar que as pessoas aprovaram o nosso projeto e que obteve um enorme alcance. Somos muito gratos a todos que nos apoiaram.

6) Vocês tem planos de aperfeiçoar o aplicativo?

Sim, já temos algumas ideias, mas no momento estamos em busca de parcerias para seguir em frente. Temos planos de melhorar o “Sustentabilizando” mas para isso precisamos de um patrocinador.

Deixe uma resposta