#DoeÓrgãos: Doação de múltiplos órgãos possibilita três transplantes em MG

By | 26 de maio de 2017

 

transplante-de-orgaos-1

Foto: iStock / Reprodução.

A captação de um coração e dois rins, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), possibilitou três transplantes, na última quarta-feira ( 17/05). A doação foi autorizada pela família de um paciente com morte encefálica confirmada. Um avião da Força Aérea Brasileira transportou o coração até o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, em Brasília. Já os rins foram transplantados no mesmo dia, no próprio HC-UFTM, unidade filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Para Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIH-DOTT), é importante propagar esse tipo de atitude para que ela se repita e salve outras vidas. “Que a atitude dessa família motive e conscientize as pessoas para a importância da doação de órgãos e tecidos”, estimula.

Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HC-UFTM é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Blog da Saúde / Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta