#VidaSaudável: Semana Mundial do Brincar oferece diversas atividades em Minas Gerais

By | 26 de maio de 2017
brincar ao ar livre

Foto: iStock / Reprodução.

Em tempos atuais, as crianças costumam ter agenda lotada de compromissos, e quando sobra um tempinho pra brincar, o que se vê são crianças usando a tecnologia e quase não brincando ao ar livre. No entanto, para se ter um adulto saudável é essencial que a criança brinque, se exercite, socialize.

Por isso, há 15 anos, a entidade Aliança pela Vida organiza atividades de incentivo à brincadeira no Brasil. Neste ano, promove a oitava edição da Semana Mundial do Brincar, pouco antes do Dia Mundial do Brincar, comemorado em 28 de maio. Em Minas Gerais, diversos municípios estão ofertando atividades para as crianças. Confira a programação e aproveite o fim de semana em família!

MINAS GERAIS

Município: Araguari – MG
Organização: Instituto Master de Educação Presidente Antônio Carlos
Data e horário: 22 a 26 de maio, das 20h30 às 21h15
Descrição: A partir desses estudos das alunas do Curso de Pedagogia a proposta é promover um tempo de brincar para os alunos dos cursos de graduação na instituição. Durante uma semana no intervalo, resgataremos as brincadeiras que fizeram parte da infância:  1º dia: Jogos: dama, dominó, torrinha, forca, jogo da velha, memória, varetas, xadrez  2º dia: Amarelinha, corda, bambolê, baliza ou 5 marias, elástico, bolha de sabão.  3ª dia: Brincadeiras de rodas e brincadeiras cantadas  4º dia: Gincana ( corrida do ovo, corrida do saco, torta na cara, bexiga com água)  5º dia: Exploração pelas artes ( pintura, argila, colagem).
Local: Imepac – Araguari. Av. Minas Gerais, 285 – Araguari – MG

Município: Belo Horizonte – MG
Organização: Aldeia Jabuticaba
Data e horário: 21 e 27 de maio de 2017
Programação: 

» 21 de maio, a partir das 10h  – Leitura ao pé da Árvore  – Intervenção sensorial com a Lúdica Festas  – Pintura de Sopro – oficina com a Trakinagem  – Cantigas de roda com a Aldeia Jabuticaba  – Jogo da Memória com o Pepo  – Espaço de piquenique com a Brincar lá fora  – Brinquedoteca com a Traquitana  – Música de Brincar – oficina com a Pé de Moleque    Apresentações  10h30 às 11h – Circo Marimbondo Show com Bianca Luar e Mark Ribeiro  11h30 às 12h – “A Bonequinha Preta – Histórias para cantar e brincar!” com o Quintal da Guegué.
Local: Parque Renato Azeredo – R. José Cleto, s/n – Palmares

»21 de maio, das 9h30 às 11h – Brincadeiras de Quintal – A atividade é gratuita, limitada a 30 crianças, por ordem de chegada.  Após seu início não é garantida a participação, em virtude da quantidade de material disponibilizado.
Local:Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima

» 27 de maio, das 14h às 16h: Rá Ré Ri Ró Rua  O Rá Ré Ri Ró Rua é um projeto que incentiva a ocupação dos espaços públicos pelas crianças, resgatando a cultura das brincadeiras de rua e incentivando a criação de espaços de convivência, desenvolvimento e brincadeira para o publico infantil de forma gratuita e saudável. O projeto promove o encontro entre gerações onde adultos e crianças brincam juntos e compartilham experiências e saberes, exercitam a troca e estabelecem afetos.    Das 16h às 17h: Oficina de “Ratinho Voador”.
Local: Instituto O Pequeno Pajé

» 27 de maio, das 14h às 15h: Livroteca + Músico Pai    Das 16h às 17h: Feira de troca de livros e brinquedos  Evento que tem como objetivo promover o contato das crianças com a literatura infantil, incentivando a criatividade, a ludicidade e a imaginação, além de aproximar as famílias através da vivência em conjunto.
Local: Parque Renato Azeredo – R. José Cleto, s/n – Palmares.

» 27 de maio, das 14h às 17h: Instalação “Pequenos Construtores”  Objetos, blocos, caixas, tecidos para as crianças montarem, desmontarem, criarem e recriarem, estimulando a imaginação e a criatividade, criando cenários para brincar à partir de materiais simples e não estruturados.    17h: Show com a banda “Pá Tum Pléin”.
Local: Aldeia Jabuticaba

» 27 de maio  – Uma Tarde no Museu – MM Gerdau, das 14h às 18h
Local: Museu das Minas e do Metal – Alameda da Educação, s/ numero, Praça da Liberdade

Município: Belo Horizonte – MG
Organização: Na Pracinha
Data e horário: 21 de maio de 2017, das 10h às 12h
Programação:
» 30º Encontro Na Pracinha – Encontro que promove a ocupação dos espaços públicos através do brincar. São oferecidas brincadeiras tradicionais, atividades recreativas e artísticas, contação de histórias e brincadeiras cantadas.
Local: Parque Renato Azeredo. Rua José Cleto, 601 – Palmares

Município: Belo Horizonte – MG
Organização: Museu do Brinquedo
Data e horário: 27 de maio (sábado) de 2017, das 15h às 18h
Programação:
» 
Oficinas de construção de brinquedos – Com materiais reciclados, iremos construir bumerangue, espada e chapéu de soldado, instrumentos musicais, peteca, pião de jornal, barangandão e ainda fazer lindos desenhos.  Oficina Lacre do Bem – confeccionar acessórios como colares, pulseiras e tiaras de lacres de latinhas de alumínio, a partir da técnica de tecer com cordões de malha e colares de cápsulas de café.  Oficina de Bambolê – A proposta desta oficina é estimular a coletividade, a alegria e o reconhecimento do potencial de movimento do corpo através do brinquedo Bambolê. Para inspirar, o Coletivo Bambolíricas fará uma apresentação da Bambo Dança.  Brinquedos tradicionais e Brincadeiras – Variados brinquedos como perna-de-lata, perna-de-pau, corda, telefone de lata, elástico, diabolô estarão à disposição das crianças e dos adultos, que também poderão participar de uma divertida Gincana com Corrida do Saco, Corria da Minhoca, Corrida do Ovo, Dança da laranja, Futebol de Pano e variadas brincadeiras cantadas.  Asfalto que vira jardim e Espaço para Piquenique e leitura – Quem quiser fazer um delicioso piquenique, basta levar uma cesta cheia de gostosuras, para saborear num cantinho reservado para descansar, se alimentar, ler livros e revistinhas e bater um papo com os amigos.  Neste mesmo dia, o Museu dos Brinquedos também funcionará com exposição de brinquedos, brinquedoteca e pátio. Local: Quarteirão fechado da rua Cláudio Manoel, entre a rua Professor Moraes e avenida Getúlio Vargas, no bairro Funcionários

Município: Belo Horizonte – MG
Organização: Trupe Conta Conto
Data e horário: Dia 21 de maio de 2017, a partir das 10h
Programação:
» Vamos fazer um momento de histórias, brincadeiras e cirandas de roda.
Local: Parque Municipal de Belo Horizonte. Av. Afonso Pena, 1377 – Centro. Em frente ao teatro Francisco Nunes

Município: Carmo da Cachoeira – MG
Organização: Núcleo da Aliança pela Infância – Carmo da Cachoeira
Data e horário: 20 de maio de 2017, das 9h às 11h30
Programação:
» Semeando Nova Vida – Atividades lúdicas para crianças e jovens. Participação da Oficina de Brinquedos do Projeto Voluntários Brincantes. Oficina de confecção de brinquedos. Música  – Brincadeiras  – Exibição de filmes  – Desenho, pintura e artes manuais. E pipoca!
Local: Escola Profa. Wanderleya Aparecida do Prado Nascimento – Rua Nilo Junqueira, 72 São José Operário

Município: Juiz de Fora – MG
Organização: Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias – FACED/UFJF
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Programação:
» A Semana do Brincar – “O Brincar que Encanta o Tempo”, organizada pelo núcleo da Aliança local e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), será realizado entre os dias 21 e 28 de maio. A programação conta com palestras, oficinas, atividades lúdicas, tudo gratuitamente e aberto a comunidade. Confira a programação completa clicando aqui!

Município: Lavras – MG
Organização: FORPEDI / DED – Universidade Federal de Lavras
Data e horário: 23 de maio de 2017
Programação:
» Será realizada oficina com professores e futuros professores, ainda no curso de formação em Pedagogia e demais licenciaturas, a fim de discutir o tema “Formação de professores comprometida com os diferentes brincares”. Serão propostas vivências e experiências com os brincares com o intuito não só de despertar a ação lúdica inerente aos seres humanos, mas também com o objetivo de resgatar os brincares da nossa infância. Acreditamos que trata-se de um movimento importante na formação de professores e desejamos que possam replicar e criar novas experiências afetas ao brincar com seus alunos ou futuros alunos com vistas à qualificação e promoção de tempos, vivências e espaço para o desenvolvimento da infância — afinal, brincar é coisa séria!
Local: Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais

Município: Montes Claros – MG
Organização: Grupo de Organização da Semana Mundial do Brincar 2017 em Montes Claros
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Programação:
21/05 – Domingo: Brincando na Praça. Das 8h às 12h, na Praça da Matriz.
22/05 – Segunda-Feira: Mesa de abertura com o tema “A Importância do Brincar Livre para as Crianças”. Das 19h30 às 21h, local a confirmar.
23/05 – Terça-Feira: Roda de resgate de brincadeiras antigas. Das 14h às 17h, no Parque das Mangueiras.
24 a 26/05 – Quarta-Feira: Poesia de Brincar. Divulgação em Escolas de Montes Claros.
27/05 – Sábado: Cinema Comentado. Exibição do documentário “Território do Brincar”. Às 19h, no Centro Cultural Dr. Hermes de Paula
28/05 – Domingo: Brincando no Parque. Das 08h30 às 17h, no Parque Municipal Milton Prates.

Município: Nova Lima – MG
Organização: Instituto CRESCE
Data e horário: 22/05, das 9h às11h; 25/05, das 8h às 10h30; 27/05, das 9h às 11h
Programação:
22/05, 09h às 11h — Brincadeiras e oficinas com os alunos da Escola Municipal Cesar Rodrigues. Obs. Esta atividade será restrita aos alunos da escola. 
25/05, 08h às 10h30 — O Instituto CRESCE recebe, em nossa sede, os alunos da Casa do Jardim, para uma manha de brincadeiras e oficinas. Atividade aberta para crianças da comunidade também.
27/05, 09h às 11h — Oficina lúdica de culinária saudável e brincadeiras de rua. Atividade aberta para crianças da comunidade e entorno.
Local: Instituto CRESCE — Rua Himalaia, 59 – Vale do Sol

Município: São Sebastião do Paraíso – MG
Organização: Meu Quintal – Lugar de Brincar
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 17h às 20h
Programação:

Brincadeiras tradicionais no Quintal. Troca de livros infantis. Música e Poesia.
Local: Rua Argemiro Rodrigues da Silva, 90.Parque das Andorinhas.

* Para acessar a programação em outros Estados e saber mais sobre o projeto, leia a matéria na íntegra no Portal Agência Brasil

Deixe uma resposta