#Ciência: Pesquisa da Unimontes investiga obesidade entre estudantes de Montes Claros

By | 26 de junho de 2017

com ASCOM Unimontes

Divulgação Unimontes

Divulgação Unimontes

O sobrepeso e a obesidade são, atualmente, um dos problemas mais comuns entre os adolescentes, o que exige dos pais e responsáveis a orientação aos filhos para o exercício de atividades físicas e a melhoria dos hábitos alimentares. É o que aponta os primeiros resultados da pesquisa “Saúde na Escola”, realizada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com envolvimento de profissionais das Ciências Biológicas e da Saúde. O estudo foi implementado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde.

Foram avaliados 627 alunos na faixa etária de 10 a 16 anos, da rede pública de ensino fundamental e médio de Montes Claros. Os primeiros resultados revelam o aumento da circunferência abdominal em 10,7% dos adolescentes avaliados. Segundo a coordenadora do curso de Educação Física da Unimontes, Claudiana Bauman, uma das orientadoras da pesquisa, o aumento da circunferência abdominal entre os adolescentes revela o sobrepeso e indica riscos de doenças cardiovasculares. Nesse sentido, observa, os pais devem ficar em alerta quanto à necessidade de estimular os filhos para evitar o sedentarismo e praticarem atividades físicas.

Alunos em Academia

Um grupo de 40 alunos que foi identificado com sobrepeso foi inserido em uma série de atividades físicas, gratuitamente, em uma academia da cidade. Os estudantes continuam sendo acompanhados por uma equipe multidisciplinar (educador físico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista e médico endocrinologista) e avaliados dentro da pesquisa. As ações terão continuidade com palestras educativas destinadas aos adolescentes e suas famílias, programas de atividade física sistematizados e permanentes, prevenção e tratamento de doenças metabólicas e orientação nutricional e psicológica.

» Clique aqui e saiba mais sobre a pesquisa

Deixe uma resposta