#SaúdeELiteratura: “A Visita de Marie Curie ao Brasil”

By | 10 de julho de 2017

Cassius--Klay-capa-do-livro

Talvez você já tenha ouvido falar de Marie Curie, cientista que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Polonesa, Marie Sklodowska Curie (1867-1934) ganhou dois prêmios No­bel, um de Física outro Quí­mica, e se tor­nou a primei­ra mu­lher a dar aulas na Universidade Sorbonne, na França, uma das mais antigas da Europa.

Agora, um fato curioso e pouco conhecido é que a cientista, aos 59 anos, em 1926, visitou o Brasil, inclusive Minas Gerais! Sim, Marie Curie esteve no Rio de Janeiro, então capital do país, São Paulo e Minas, e dialogou com cientistas, jornalistas e políticos da época. Quem chega para trazer luz à essa história, são os pesquisadores mineiros Cássius Klay Nascimento e João Pedro Braga, através do livro “A Visita de Marie Curie ao Brasil” (Livraria da Física, 116 páginas).

A partir de um resgate histórico dessa importante viagem científica, discute-se a importância, a vida particular e científica de Marie Curie para a humanidade, bem como a sua relação com os cientistas e estudantes brasileiros que se relacionou e trabalhou durante sua viagem.

Para Cássius Klay Nascimento, escrever sobre Marie Curie é também exaltar e reconhecer a valorosa contribuição das mulheres ao desenvolvimento da ciência. “A grande revolução que veio junto com as descobertas de Marie Curie, numa sociedade em que o preconceito em relação às mulheres estava profundamente enraizado, serve hoje de exemplo de dedicação, luta e perseverança. Madame Curie foi um símbolo marcante na luta pela igualdade de direito das mulheres”, destaca o autor.

Deixe uma resposta