#Ciência: FAPEMIG participa de feira com várias palestras ligadas à Ciência e Inovação

By | 14 de julho de 2017
Por Tatiana Pires Nepomuceno / FAPEMIG. 

banner_evento_ciencia

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) vai participar da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Além do tradicional estande com uma série de atividades, a FAPEMIG participará diretamente de conferências e mesas-redondas sobre importantes temas atuais ligados à pesquisa científica e inovação. A SPBC acontece de 16 a 22 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Campus Pampulha, em Belo Horizonte.

Dentre as discussões que a FAPEMIG estará presente, o presidente da instituição, Evaldo Vilela será o coordenador da mesa-redonda “Inovação e Transformação Social Econômica”, no qual participarão os professores Eduardo da Motta e Albuquerque (UFMG) e Carlos Alberto Arruda de Oliveira, da Fundação Dom Cabral (FDC). Na ocasião, o debate vai abordar o papel crucial que a inovação tem, cada dia mais, para o desenvolvimento econômico das nações. Apresentando a absoluta e urgente necessidade do Brasil em tornar sua indústria mais competitiva. Na ocasião, o presidente da FAPEMIG discorrerá sobre o papel dos governos na implementação da inovação.

Além dessa mesa-redonda, Vilela será conferencista sobre o tema, “Sistemas de Inovação e Startups: Geração e Transferência de Tecnologia”. Na conferência, ele vai abordar como o Brasil, que ocupa uma posição de destaque no conhecimento, possa transferi-lo para empresas mudarem de patamar tecnológico. “As startups que trouxeram uma mudança de paradigma no processo de industrialização global, tem sido um modo efetivo de transbordamento de conhecimentos e tecnologias para o mercado”, acredita Vilela, que também vai participar da mesa redonda “Segurança alimentar sustentável e o papel da Agricultura”.

De acordo com Vilela, acontecer novamente a SBPC em Minas Gerais em um momento de recursos escassos para a pesquisa no Brasil é emblemático pela junção de forças, da maior sociedade que cuida da Ciência no país. Segundo ele, Minas é o estado que tem a maior representação do ensino superior federal e uma das mais avançadas redes de pesquisa. “Com a tradição mineira de ser ouvida pelo Brasil e com a união de forças, certamente conseguiremos convencer nossos políticos e a sociedade em geral de que sem Ciência forte, simplesmente não teremos futuro com um país soberano e feliz”, acredita.

Segundo o professor Albuquerque (UFMG), que estará na mesa-redonda “Inovação e Transformação Social Econômica”, trata-se de um tema extremamente oportuno, posto que combina inovação e transformação econômica e social. “A relação entre elas é complexa e multidimensional. Para dar conta dos desafios colocados perante a população mundial, é necessário que a dinâmica inovativa seja reorientada pela necessidade de transformação econômica e social”, afirma. Para ele, um primeiro passo seria buscar articular o fortalecimento do emergente sistema internacional de inovação com a construção de um sistema internacional de bem-estar. “Assim, essa combinação pode servir para redefinir prioridades do uso dos enormes recursos de ciência e de tecnologia para a resolução desses desafios”, observa Albuquerque.

Educação e Divulgação Científica 

O vice-presidente da FAPEMIG, Dr. Paulo Sérgio Lacerda Beirão participará das palestras do Clubes de Ciência Brasil presente na SBPC. Beirão irá ministrar os temas: “FAPEMIG e oportunidades de pesquisa no ensino médio (Bic-Jr) e graduação” e da mesa-redonda “A avaliação no sistema nacional de pós-graduação”. Além dele, a assessora de comunicação e coordenadora de comunicação científica da FAPEMIG, Vanesssa Fagundes participa da mesa redonda “Novos Caminhos da Divulgação Científica” e da palestra “Minas Faz Ciência – Divulgação e Popularização da Ciência”.

Em relação ao tema “Novos Caminhos da Divulgação Científica”, Vanessa observa que a proposta da mesa redonda é mostra experiências de sucesso na área da divulgação científica, possibilidades que se destacam pela criatividade ou pela abordagem inovadora. Segundo ela, os três palestrantes vão apresentar iniciativas que estão dando certo e que ajudam a diminuir essa distância entre ciência e sociedade. “A intenção é inspirar novos projetos além de discutir dificuldades que são comuns nessa área. Nesse sentido, vou apresentar a Rede Mineira de Comunicação Científica, um projeto que tem por objetivo fortalecer as iniciativas de DC no Estado.”, afirma.

Programação:

  • Segunda-feira, 17, 13h às 14h – FAPEMIG e oportunidades de pesquisa no ensino médio (Bic-Jr) e graduação. (Clube da Ciência Brasil).Palestrante Paulo Sérgio Lacerda Beirão (FAPEMIG)
  • Segunda-feira, 17, 15h30 às 18h – Inovação e Transformação Social e Econômica (SBPC Inovação). Coordenador e palestrante: Evaldo Ferreira Vilela (FAPEMIG) Palestrantes: Eduardo da Motta e Albuquerque (UFMG), Carlos Alberto Arruda de Oliveira (FDC) e Luiz Antônio Rodrigues Elias (Ex-Secretário Executivo do MCT)
  • Terça-feira,18, 10h – A Avaliação no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Composição: Ildeu de Castro Moreira – SBPC Paulo Sérgio Lacerda Beirão –(UFMG/FAPEMIG), Maria Zaira Turchi (Presidenta do CONFAP/FAPEG)
  • Terça-feira, 18, 10h20 às 12h – Sistemas de Inovação e Startups: Geração e Transferência de Tecnologia (SBPC Inovação). Conferencista: Evaldo Ferreira Vilela (FAPEMIG) Apresentador: Glaucius Oliva (IFSC)
  • Terça-feira, 18, 15h30 às 18h – Novos Caminhos para a Divulgação Científica. Coordenador e palestrante: Vanessa Oliveira Fagundes (FAPEMIG) Palestrantes: Ennio Candotti (SBPC/MUSA) e Natalia Pasternak Taschner (USP)
  • Quinta-feira, 20, das 15h30 às 18h00 – Segurança Alimentar Sustentável e o Papel da Agricultura e Pecuária.Coordenador: Marinaldo Divino Ribeiro BS/UFG). Palestrantes: Leonidas Carrijo Azevedo Melo (UFLA), Iran Borges (UFMG) e Evaldo Ferreira Vilela (UFV/SEB/FAPEMIG)
  • Sábado, 22, das 11h às 11h30 – Minas Faz Ciência – Divulgação e Popularização da ciência. Palestrante: Vanessa Oliveira Fagundes (FAPEMIG)

 

Deixe uma resposta