#Investimento: SES-MG entrega Acelerador Linear para tratamento oncológico Curvelo

By | 21 de julho de 2017

Na última terça-feira (18/07), os moradores de Curvelo puderam comemorar diversas melhorias para o município e região na área de assistência à saúde. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destinou para o Hospital Imaculada Conceição, localizado em Curvelo, um Acelerador Linear, equipamento usado em tratamento de radioterapia de pacientes oncológicos.

Assim, moradores de Curvelo e região, que somam 1 milhão e meio de pessoas, serão beneficiados não precisando mais se deslocar para realizar o tratamento. Os aceleradores lineares são equipamentos de alta tecnologia desenvolvidos para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos para combater a doença. Eles são utilizados em uma modalidade do tratamento de câncer, que é a radioterapia. Saiba mais como funcionam os equipamentos.

Na oportunidade, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz, também entregou à direção do hospital uma cópia do processo que foi encaminhado ao Ministério de Saúde, que solicita o credenciamento do Hospital. Imaculada da Conceição.

Atualmente o Imaculada Conceição é um Hospital Geral de gestão municipal que já possui um bunker construído para instalação do acelerador linear e agora está aguardando credenciamento/habilitação junto ao Ministério da Saúde para funcionar como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) . Como UNACON, o Hospital oferecerá consultas especializadas, exames de média e alta complexidade, cirurgias oncológicas e quimioterapia. O atendimento em Radioterapia será iniciado apenas após a habilitação do serviço como UNACON com Serviço de Radioterapia.

No mesmo dia, o Secretário Estadual de Saúde também entregou uma UTI Móvel para o Consórcio Intermunicipal de Saúde Médio Rio das Velhas (CISMEV). No vídeo abaixo, Sávio Souza Cruz, fala mais sobre o assunto. Assista: